domingo, julho 01, 2007

Uma Dedada na Liberdade

.
.
.
Cerca de 130 pessoas, entre elas 45 civis afegãos, incluindo mulheres, idosos e crianças, morreram e tiveram suas casas destruídas em um bombardeio aéreo do Exército americano no Sul do Afeganistão, informaram neste sábado fontes oficiais. A ofensiva aconteceu na noite de sexta-feira - 29.06.07 - no distrito de Gereshk (província de Helmand), depois que tropas afegãs e americanas caíram em uma emboscada de um grupo de supostos rebeldes talibãs.
Quando as tropas responderam aos tiros, os talibãs fugiram para o povoado de Haiderabad, que foi em seguida bombardeado indiscriminadamente pela força aérea da “coalizão” de uma distância de 37 quilômetros, o que causou a morte de até 130 pessoas.
As baixas civis nas operações militares dos invasores americanos no Afeganistão geraram uma forte polêmica no país, que levou o presidente Hamid Karzai a pronunciar um duro discurso.
"Não se combate os terroristas disparando de uma distância de 37 quilômetros contra um alvo. Isso, definitivamente, causará vítimas civis", afirmou, ao se referir a outro incidente ocorrido dois dias antes no mesmo distrito de Gereshk.
Segundo as estimativas de ONGs, as forças internacionais e, principalmente, as tropas americanas, são responsáveis pela morte acidental de pelo menos 300 civis desde o começo do ano.
Assim têm agido os Estados Unidos em todas as suas frentes de combates. Seus aviões disparam indiscriminadamente contra o que quiserem e justificam as mortes de civis alegando que o inimigo os coloca nos prováveis locais de ataque, na tentativa de impedi-los.
Quantas dezenas de milhares de civis, principalmente mulheres, crianças e idosos, vêm sendo assassinados dessa maneira diariamente, e um simples comunicado de que foi inevitável e sentem muito, basta para silenciar a “livre” mídia internacional?
Esses usurpadores um dia pagarão por todos esses crimes bárbaros, ou a humanidade marchará inexoravelmente para um triste fim.
.
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário