segunda-feira, novembro 27, 2006

Torturador Mor...

"ECCE HOMO" (Eis o homem) - "De como a gente se torna o que a gente é."
"Nietzsche"

"Quando a mídia internacional divulgou vídeos e fotos mostrando as torturas, humilhações sexuais e outros abusos e violações dos direitos humanos a que os prisioneiros iraquianos eram submetidos na prisão de Abu Ghraib, a revista "Stern", da Alemanha, na capa de uma edição publicou como título, sobre o retrato de George W. Bush: "Moralisch Bankrott" - Bancarrota Moral.
O famoso Seymour M. Hersh, da "New Yorker", revelou que esses abusos e torturas na prisão de Abu Ghraib e também no campo de concentração em Guantánamo, desrespeitando a Convenção de Genebra, não decorreram de inclinações criminosas de alguns poucos soldados do Exército americano, mas, de uma decisão aprovada pelo secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, com o objetivo de extrair dos prisioneiros mais informações sobre Al Qaeda e a resistência no Iraque.".

O texto acima transcrito, foi publicado no meu blogg www.rodolfovasconcellos.blogspot.com em 11.09.06 e republicado neste aqui em 26.10.06.

Pois é... Anteontem, a ex-general e ex-comandante da prisão iraquiana de Abu Ghraib entre julho e novembro de 2003, Janis Karpinski, afirmou que foi o ex-secretário de Defesa americano Donald Rumsfeld quem autorizou as torturas no Iraque.
Karpinski, decidiu contar tudo o que sabe porque acha que foi injustamente acusada, uma vez que os interrogatórios não eram de sua competência, mas da Inteligência Militar, que seguia instruções do general Ricardo Sánchez, comandante-em-chefe das tropas americanas no Iraque.
Entre outras coisas, os investigadores descobriram que os interrogadores obrigaram os prisioneiros a vestir sutiã, dançar com outro homem, ficar nu diante de mulheres, imitar um cão, posarem nus e entrelaçados uns aos outros e serem acuados por cães ferozes. Agora, digo eu: Imaginem o que não foi fotografado!... A queixa envolve igualmente cinco juristas da administração Bush, entre os quais está o atual ministro da Justiça, Alberto Gonzales, antigo conselheiro da Casa Branca, acusados de terem elaborado argumentação jurídica para justificar a diversificação de técnicas de interrogatório, incluindo o uso da tortura.
Os ativistas dos direitos humanos querem que Donald Rumsfeld seja julgado por crimes de guerra, e dizem ter provas suficientes para levá-lo ao tribunal. Os advogados garantem que a tortura e os maus tratos foram ordenados ou autorizados pelo ex-secretário da Defesa.
"Um dos objetivos dessa ação é deixar claro que um torturador é alguém que não pode gozar de refúgio seguro", declarou Michael Ratner, presidente do Centro de Direitos Constitucionais de Nova York, um dos grupos por trás do processo judicial. "A ação transmite uma mensagem forte de que isso é inaceitável", declarou.
Antes tarde do que nunca... Essas técnicas sempre foram utilizadas pelos representantes do povo americano, tanto em tempos de guerra quanto em tempos de paz - por sinal, coisa rara para eles - que a cada nova eleição presidencial sentem o “nobre” dever de invadir algum país para alimentar a arrogância, beligerância e prepotência do eleitorado.
Todos os aliados americanos enviam seus carrascos para aprimorar suas técnicas de torturas com eles, e não deixou de ser assim também com o Brasil, durante o golpe militar de 1964.

.

.

.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário